COMUNICACAO E EXPRESSAO

PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Comunicação e Expressão CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I – EMENTA Concepções de língua e linguagem. Análise das especificidades dos textos orais e dos textos escritos, compreendendo-os enquanto um continuum. Sofisticação do processo da argumentação: o artigo de opinião e a resenha, bem como os tipos de argumentos. As informações implícitas. A intertextualidade. As concepções de leitura e suas estratégias. II – OBJETIVOS GERAIS Ampliar os conhecimentos e vivências de comunicação e de novas leituras do mundo. Propiciar a compreensão e valorização das linguagens utilizadas nas sociedades atuais e de seu papel na produção de conhecimento. Vivenciar processos específicos da linguagem e produção textual: ouvir e falar; ler e escrever – como veículos de integração social. Desenvolver recursos para utilizar a língua não apenas como veículo de comunicação, mas como espaço constitutivo da identidade, nas produções acadêmicas. III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ao término do curso, o aluno deverá ter desenvolvido: a) seu universo lingüístico, incorporando recursos de comunicação oral e escrita; b) a capacidade de leitura e redação, a partir da análise e criação de textos; c) o pensamento analítico e crítico, estabelecendo associações e correlações de conhecimentos e experiências; d) seus recursos pessoais para identificação, criação, seleção e organização de idéias na expressão oral e escrita; e) a atitude de respeito ao desafio que constitui a interpretação e construção de um texto. IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Concepções de língua e linguagem. 2. O texto escrito e o texto oral: características. Destaque para os novos gêneros da atualidade e suas especificidades (bate-papos online, fóruns, blogs etc.). 3. Os procedimentos argumentativos em um texto. 4. O artigo de opinião e o texto crítico (resenha), enquanto gêneros discursivos. 5. As informações implícitas (pressuposto e subentendido). 6. As condições de produção do texto: sujeito (autor/leitor), o contexto (imediato/histórico) e o sentido (interação/interpretação). 7. As concepções e estratégias de leitura. 8. A intertextualidade. V – ESTRATÉGIA DE TRABALHO A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas e interativas, seminários com incentivo à participação dos alunos nos questionamentos e discussões, leitura de textos, oficina de leitura e produção de textos, trabalhos dirigidos. VI – AVALIAÇÃO A avaliação será realizada por intermédio de provas regimentais, trabalhos acadêmicos, participação em aulas e seminários. VII – BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica: FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis: Vozes, 2000/2008. FÁVERO, Leonor. Coesão e coerência textuais. 11ª ed. São Paulo: Ática, 2006. FIORIN, José Luiz; PLATÃO, Francisco. Para entender o texto: leitura e redação. 16ª ed. São Paulo: Ática, 2000. Bibliografia Complementar: EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. 3ª ed. São Paulo: Geração Editorial, 2007. GRION, Laurinda. Dicas para uma boa redação: como obter mais objetividade e clareza em seus textos. São Paulo: Edicta, 2004. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz C. A coerência textual. 16ª ed. São Paulo: Contexto, 2004. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. LUFT, Celso Pedro. Moderna gramática brasileira. São Paulo: Globo, 2003. PERISSÉ, Gabriel. Ler, pensar e escrever. 4ª ed. São Paulo: Arte e Ciência, 1998.

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